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A nova estratégia do marketing político: o uso da Internet e do celular 

Os candidatos à presidência francesa foram os primeiros que obtiveram sucesso ao utilizar a Internet como ferramenta para o marketing político, o candidato Nicolas Sarkozy apresentou suas propostas políticas através de vídeos online, já a sua concorrente, Ségolène Royal buscou construir relacionamentos, pediu aos eleitores para participar no site registrando seus depoimentos a cerca das propostas da candidata. 

Nas eleições de 2008 nos EUA não foi diferente, os americanos gostaram da idéia inovadora dos franceses, a campanha presidencial de Barack Obama conseguiu arrecadar mais de meio bilhão de dólares pela Internet. Além das doações online, outro recurso utilizado pela equipe de Obama foram às publicações de vídeos no youtube, eles possuem um forte apelo emocional com depoimentos de pessoas que trabalharam durante a campanha. Houve vídeos que chegaram a ter 565105 exibições, como é o caso de Charles Meets Barack. 

O responsável pela campanha eleitoral de Barack Obama na Internet foi o marqueteiro americano Ben Self, ele é graduado em Ciência da Computação pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), em 2003 foi trabalhar na campanha presidencial de Howard Dean, conseguiu arrecadar US$ 7,5 milhões em doações online. De um profissional de Tecnologia da Informação passou a ser um marqueteiro com reconhecimento internacional. Ele veio em outubro de 2009 ao Brasil e participou do 1° Seminário de Estratégia de Comunicação e Marketing da The George Washington University “O efeito Obama”. 

O PT (Partido dos Trabalhadores) fechou um contrato com Bem Self para criar uma estratégia para campanha presidencial da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. O contrato com o PT só foi possível graças à reforma eleitoral aprovada pelo congresso, que permitiu mais liberdade no uso da Internet. Com a criação da nova lei nº 12.034, de 29 de setembro de 2009, além da página tradicional, foi aprovado o uso de novos recursos, ela permitirá o envio de mensagem eletrônica, a criação de blogs, redes sociais e sítios de mensagens instantâneas. Outra mudança importante foi à doação pela Internet, que pode ser feita por cartão de crédito. 

Com a publicação dessa nova lei, surge o “Marketing Político na Internet”, que antes era feito de uma forma tímida, mas, a partir de agora as campanhas políticas terão que ajustar seu plano de marketing para incluir essa novidade, que será um poderoso aliado para convencer os eleitores nativos da Internet. Todos sabemos que o perfeito controle entre as ações realizadas durante uma campanha política e o emprego correto dos recursos disponíveis é o principal desafio dos candidatos. Outros fatores importantes são conjugados quando o assunto é conquistar a liderança nas pesquisas de opinião, montar um banco de dados sobre os eleitores e avaliar o desempenho dos comitês. 

Para atender a demanda desse novo modelo de campanha, a GlobalConsulti e a GlobalProduções oferece um produto específico, com uma estrutura de dados e relatórios adequados para atender as necessidades da aplicação eficiente do marketing político. 

A utilização inteligente permite acompanhar diariamente o comportamento crítico das pesquisas durante toda a campanha, transformando as informações obtidas em ações efetivas, que irão confirmar ou indicar correções na estratégia adotada. 

Todos os detalhes da campanha são controlados pelo sistema @VOTO. Nada de improvisar ou gastar horas intermináveis no planejamento e controle, basta definir as ações, estabelecer as metas e o sistema informará os resultados, indispensável para a realização das melhores ações do Marketing Político. 

O sistema permite, com a utilização de recursos tecnológicos, visualizar e mapear toda a estratégia da campanha, totalizando por município, região e estado. 

É possível ainda, controlar todas as variáveis que compõe a estratégia da campanha, permitindo ao candidato o rastreamento de todas as informações relativas ao eleitor, cabos eleitorais, comitês, prefeituras, associações e entidades de classe que fazem parte de sua base política. O candidato pode estabelecer uma relação intensa com seus eleitores, através de um processo contínuo de comunicação, que irá modernizar o contato com os colaboradores na tarefa de conquistar votos leais! 

E ainda mais conta com a Consultoria de profissionais competentes e acostumados a criar campanhas e mídias interativas no mundo digital. 

Se você esta se lançando candidato a uma disputa eleitoral, por favor, não deixe de nos procurar, pois certamente teremos muito a contribuir para com seu sucesso. 


Contato 
Cassio José Dias Ferraz 
(14) – 8129-4118 – (11) – 8199-53


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